terça-feira, 17 de abril de 2007

Gato Preto - Um Diabo ou um Deus? Talvez um simples Ser Vivo...

Começo por apresentar as minhas desculpas às pessoas que são supersticiosas e que alimentam superstições relacionadas com gatos pretos. Este post é o resultado duma pesquisa efectuada por mim nos sites: http://www.peantepata.com/desmistificacoes.htm
http://www.felinus.org/index.php?area=artigo&action=show&id=179
Mostra, sobretudo, a minha opinião sobre o assunto!


O Gato preto está relacionado com vários mitos e superstições. Dependendo da cultura e religião, este poderá ser sinal de azar ou fortuna. Como tal é vitima de preconceito ou visto como um Deus.


A origem do preconceito surge antes de Cristo atingindo o seu auge na idade média, altura em que os gatos pretos são comparados com o demónio, ou feiticeiras disfarçadas.
Por esta razão, a perseguição levada a cabo pela Inquisição também incluía os gatos pretos. No século XV, o papa Inocêncio VIII (1432-1492) chegou a incluir o gato preto na lista de perseguidos pela Inquisição.
A perseguição e maldade praticada nos animais era semelhante à praticada nas pessoas que não correspondiam ou não tinham os mesmos ideais impostos pelo regime da época.

Hoje em dia estas barbaridades, provocadas pelo obscurantismo da sociedade, pelo fanatismo da religião são severamente criticadas. Contudo, a superstição e a perseguição só acabou para as pessoas, para os gatos pretos continua a ser um facto.
Nos tempos modernos continuam envoltos em lendas e preconceitos, fundamentados na incapacidade em questionar a que propósito o facto de se nascer com pelo branco, amarelo ou preto, pode significar azar ou sorte para quem se cruzar ou possuir um destes animais.
Estes pequenos animais, continuam a ser alvos de grandes descriminações e de tortura. São os últimos a ser “adoptados”.
É evidente que não gostar de um gato preto por uma opção estética é um direito natural, contudo, não gostar de um gato preto porque ele dá azar, é, no mínimo, bizarro.

Conseguimos ultrapassar a ignorância que levou à prática de actos perversos na altura da inquisição, contudo essa ignorância só foi ultrapassada relativamente às pessoas. Alguns animais continuam a sofrer com isso… Penso que esta na altura de dar o salta de evoluir.
Discriminar 1 gato pela cor do pelo é como discriminar 1 pessoa pela cor da sua pele.



O Gato preto esta também associado a superstições positivas. Este era tido como animal sagrado no Antigo Egipto. Bastet, a deusa da felicidade e da fertilidade, era geralmente representada por uma mulher com uma cabeça de gato, bem como o seu animal-totem, que igualmente era considerado um deus. Além de Bastet, Rá e Osíris, também deuses egípcios, ocasionalmente eram representados por figuras felinas.
Recentemente existem relatos de convicções que são a favor dos gatos pretos. Hoje em dia, na Inglaterra o gato preto é um animal a quem se associa boa sorte, simplesmente porque, Charles I, Rei de Inglaterra, possuía um gato preto. Acreditava que este lhe trazia boa sorte e tinha muito medo de o perder. Após a morte desse gato Charles I foi preso.
Na Escócia, quando um gato preto aparece na varanda de uma casa, é sinal de prosperidade


Na minha opinião, o Gato preto não se trata do diabo ou de “feiticeiras disfarçadas” nem tão pouco é sinal de fortuna ou sorte. É simplesmente um animal que precisa de atenção, carinho, um lar.
Aqui fica um apelo, quando pensarem em ter um gato, não discriminem logo à partida por ser preto.
São gatos muito meigos. Na infância tive dois gatos pretos. Sempre foram muito meigos e carinhosos, a gata deixava-me fazer tudo. Eu era bastante pequena e até roupas das bonecas eu lhe vestia…

Por esta razão quando decidi ter um animal na minha casa, quis que fosse um gato e quis que fosse preto. São, por norma os últimos a ser escolhidos e muitos nunca chegam a ter um lar.

Aqui fica algumas fotos da minha gata. Chama-se Yuka, é Japonês e significa “Friendly blossom”.
Tem 4 meses e é uma boa companhia…

8 comentários:

Anónimo disse...

Olá linda,
Eu não ligo nada a essas superstições ...
Adoro gatos, sejam eles pretos ou de qualquer cor :)
Grande Beijo.

Luna disse...

Linda eu n ligo a superstições relacionadas com gatos... aliás eu adoro gatos, de todas as cores, pretos, brancos... acho que quem gosta de felinos mesmo n se importa com a corzinha do pelo. Agora acho q tens mta razão que esses gatinhos mesmo pretos precisam tanto de atenção e carinho como os outros :) Gostei de conhecer a tua yuka.
Beijinhos

Gio disse...

Olha que gira que é a tua gatinha... eu adoro gatos sejam brancos, pretos ou assim assim, eheheeh

Alexandra disse...

Para mim um simples ser vivo...lindo e felino....

amei as fotos...e o texto

beijocas a miar...assim lindos e pretos

CARLA SU disse...

DESCULPA, Mas não gosto nada de gatos mesmo... talvez medo,não sei bem....
mas o teu gatinho é lindo e a foto esta simplesmente linda parabéns.
beijocas amiga

Goblin disse...

eu não ligo a superstições e a minha irmã ja teve uma gata preta linda e super meiga!!!!!! ha coisas que eu evito, mas nem sei bem porquê.. porque não é bem por medo.. foi-me incutido desde pequeena talvez.. crenças familiares.. não sei!! mas acho bem que defendas a tua gatinha e restante familia dela!
beijos

Verita disse...

Que linda que ela é :))
Sinceramente apesar de todos os mitos e superstições que rondam a volta de um "gato preto", acho que eles dão sorte... olhos expressivos e salientes... um mimo só de olhar :))

Jokas Felinas ;)

Menina Marota disse...

Tive um gato preto durante anos, que adorava. Quando morreu chorei e ainda hoje sinto a sua falta... era um doce e uma boa companhia...

Bj ;)