sexta-feira, 27 de abril de 2007


O David é uma das esculturas mais famosas do artista Renascentista Michelangelo.
Esta Obra retrata o herói bíblico. Na Bíblia, David mata Golias, o jovem consegue vencer um gigante com uma simples pedra, é o escolhido por Deus para o fazer. Este trabalho é considerado um dos mais importantes do Renascimento e do próprio autor. A escultura actualmente encontra-se em Florença, cidade que originalmente encomendou a obra.Trata-se de uma estátua em mármore que mede 5,17 m. Devido à genialidade que sempre foi atribuída à obra, ela foi escolhida como símbolo máximo da Republica de Florença.Michelangelo levou três anos para concluir a escultura. O artista é considerado inovador, dado que a obra retrata a personagem antes da batalha com Golias, algo que nunca tinha sido retratado anteriormente. As obras que existiam mostravam sempre David depois da batalha e não no momento imediatamente anterior à mesma.

A escultura tem uma força brutal, é de uma perfeição inigualável, é simplesmente extraordinária.


Esta é mais uma obra de arte que vi ao vivo e que me deixou completamente deslumbrada.
Para quem gosta de arte sabe que é uma sensação única ver ao vivo obras que estamos habituados a ver em livros...
Obras que perturbam só de as ver em livros, agora imaginem a sensação de ver ao vivo!
É fantástico é uma sensação poderosa, forte, causa aquele frio na barriga, aquela alegria e pensamos: "Isto realmente existe, é fantástico, está tão perfeito!"

Em Maio do ano passado fui a Florença, passei um dia em Veneza (desloquei-me de comboio) e outro em Siena. Itália é um destino "obrigatório" para quem gosta de arte. Tudo tem 1 dimensão estonteante.
Esqueçam aquela parte de que há homens e mulher lindíssimas, eu fiquei em Florença e como disse fui 1 dia a Veneza e outro a Siena, em nenhum destas cidades vi pessoas a que a TV Italiana nos acostumou. As mulheres Italianas têm 1 voz estridente! Eu que sou do Porto posso comparar algumas com as respeitavas Senhoras da Sé, da Ribeira do Porto.... Parece que ainda ouço as vizinhas a falarem de uma Janela para a outra aos berros... com aquela voz aguda, logo de manhãzinha e eu a querer dormir mais 1 bocadinho porque os dias eram muito cansativos...
Os homens não têm estilo nenhum, não sabem estar, não são bonitos... Talvez noutras cidades encontraria outro tipo de pessoas mas nestas que vos disse efectivamente não havia uma pessoa que fosse realmente o que eu estava à espera... Pensei que a beleza italiana causasse algum impacto, mas não! Enganei-me redondamente!
Eu e o meu namorado saímos de lá muito desiludidos porque fartamo-nos de brincar com isto, de mulheres e homens giros e quando chegamos lá vimos que as coisas eram bem diferentes :-) Mas não deixou de ser engraçado!

O Ano 2006 para mim foi um ano para não esquecer, passei por muita coisa, vivi muita coisa diferente, aprendi muito e realizei alguns sonhos...
No mesmo ano fui a Itália e Holanda. Em Itália vi obras lindíssimas e tive o prazer de chegar a Holanda na altura da comemoração dos 400 anos de Rembrandt...

Bem foram dias muito bons, como estou cheia de saudades das férias ficam aqui as recordações, boas recordações...

Um bom fim-de-semana prolongado!







21 comentários:

Gio disse...

E viva a cultura não é maninha????? Pois o teu ano de 2006 não foi dos melhores... até sobrou para mim... mas afinal para que servem as irmãs mais velhas????? Para isso mesmo... tou a brincar miúda, beijinhos grandes para ti.

.....e Capricórnia sou eu!!! disse...

Ola Bia,

vim agradecer e retribuir a tua passagem la no meu cantinho!

......e olha..... gostei do teu espaçinho......hei-de voltar sem duvida alguma ca!

Compreendo perfeitamente do que falas.....eu conheço italia todinha de uma ponta á outra...... Firenzza é sem duvida um local de culto!
Ficamos literalmente sem palavras......nao sei se tiveste a oportunidade de apanhar o mercado da palha.....fascinante!!

Uma beijoca miuda.....bom fim de semana!

Anónimo disse...

Olá linda,
Bem só o pormenor de se notarem as veias na escultura, bolas, fascinante!
Grande Beijo e bom fds =)

Sandokan disse...

Aprende os instrumentos da felicidade. Eles podem mudar a tua vida. Já funcionaram com os outros. É a tua vez de experimentar.

Doce beijo e bom fim-de-semana

Goblin disse...

sim senhora, um blogue virado para a cultura.. se o carrilho te apanha... quer que lhe ensines algumas coisas!!!
ja tive o prazer de visitar o mesmo que tu, e vim deslumbrada!!! amei os frescos da capela cestina.. em italia houve pouca coisa de que não gostei, como por exemplo o cheiro de veneza... estava muito calor e os canais deitavam um cheiro horrivel, havia pessoas na rua com mascaras no nariz... tive azar..
hei-de lá voltar!
beijocas e bom fim de semana

Slumber disse...

Bem...ao ler o teu post lembrei-me das minhas aulas de História de Arte,tudo girava à volta de Florença naquela santa aula!:)Concordo contigo,a escultura é algo de fascinante e de um realismo arrepiante.
Opá já estragaste o mito dos italianos bonitos!!Fiquei triste! ;)
Bom fim-de-semana...prolongado só para alguns!

Vera Carvalho disse...

Olá Bia, mas que blogue interessante! A partilha das tuas experiências é fantástica! Para quem ainda não teve oportunidade de visitar essas obras de arte, já fica um pouco mais esclarecida:).
Retribuo a visita com um abraço e um beijinho.

zé lérias (?) disse...

Viajar é alargar os nossos horizontes.

Retribuo, agradecido, os desejos de um bom fim de semana.

Sandokan disse...

BIA:

Gostava que me indicasses qual é o teu blog e como se entra nele para o adicionar aos favorito do LUSO : OS PRÓS E OS CONTRAS.

Por favor envia-me um mail para

sandokanluso@hotmail.com

OBRIGADO!

Zeca Paleca disse...

Ei! Não apanhes boleia no meu último caro lá do .

http://lusoprosecontras.blogspot.com

CUIDADO & CALMA

eheheheheh

Belzebu disse...

eheh!! Das duas uma, ou o Michelangelo poupou na pedra, ou o pobre David foi muito mal tratado! A masculinidade do homem, depois desta escultura, ficou pelas ruas da amargura!

eheh!! A Itália tem essa magia que também me encanta, de respirar cultura por todos os poros!

Saudações infernais!

Mocho Falante disse...

olá viva...vim agradecer a visita e aproveitar para dar uma visita pelo blog e olha sabes uma coisa? Gostei sim senhor e muito...se não te importares vou voltar pode ser?

Quanto ao meu poiso a porta está sempre aberta volta sempre que quiseres

beijocas

Olga disse...

Quando me perguntam como seria o Homem ideal eu repondo "Como o David!"

Depois perguntam: "Qual David?"
E eu: "O David de Michelangelo."

Adorei este post.
Quanto a pintura adoro E.Munch.

bJS.

SODALITA disse...

passei para te desejar uma boa semana. beijinhos...

Este até não tá mau , mas eu prefiro o Reynaldo Gianecchini !!! hehe

jinhos

Zeca Paleca disse...

Estou a arder com a REVOLUÇÃO LARANJA. Ajuda-me por favor lá no

http://lusoprosecontras.blogspot.com

Enfim... disse...

bom feriado para ti

bjokas

CARLA SU disse...

TODAS AS OBRAS DESTA EPOCA ERAM MARAVILHOSAS....
ADORO MIGUEL ANGELO.
BOM FERIADO E BEIJOCAS DOCES DA BIA E GORDAS AQUI DA SUA MAMA.

Bia disse...

Olá Bia, o fim de semana prolongado está a chegar ao fim... que pena!
Obrigada por este teu post, onde a cultura não falta e as imagens são impressionantes, até os pormenores das veias.... adorei
beijinho e boa semana

Unknown disse...

I N Q U E S T I O N A V E L M E N T E
L I N D O
B E L O



Um beijo Naeno

o nome que aparece é o de minha filha que esteve postando, certamente no blog do pai.

Victor Figueiredo disse...

Olá!
Curiosa esta tua opinião, pois não coincide com a minha na totalidade.
Estive em Florença em Novembro.

Achei a cidade muito interessante.
Também estive em Siena e em Veneza. Veneza deslumbrou-me como já seria de esperar. Siena impressionou-me pela praça principal, mas sobretudo pela fachada principal da catedral.

Quanto aos italianos, a impressão que mais me marcou foi a que tive dos milaneses e dos romanos. Passei 2 dias em cada cidade e fiquei bem impressionado pela simpatia e pela forma como se vestiam, sobretudo os de Milão. Das italianas, gostei das romanas que eram muito simpáticas e muito expressivas! No entanto, as vozes de facto, parecem desafinadas...:) As venezianas já não! Muito antipáticas, parece que tinham o rei na barriga, julgam que são donos e senhores do turismo...!

Quanto à escultura de David, só vi a que estava na piazza vecchia, não fui ao dito museu/escola. Tenho a mesma opinião que tu - a estátua é bela (há quem compre até aventais, eheh).

Concluindo: Itália é um país extraordinário (A Toscana é belíssima) tem que ser vista com mais tempo, principalmente, a meu ver, a cidade de Roma, que com certeza lá voltarei num fim de semana prolongado.

Beijinhos,

Victor

Ps: tens que ler uma opinião no meu blog sobre o livro Florença, Um caso delicado - David Leavitt ; e uma outra sobre "Os Dias de Veneza"!

Alien David Sousa disse...

Se ainda não foste, TENS MESMO DE IR AO MUSEU RODIN EM PARIS. Se a perfeição desta escultura de David te deixou fascinada. Então espera para veres uma escultura como o "BEIJO", ou as "Mãos". Esculturas que parecem estar vivas, é impressionante. E repara que eu não mencionei o famoso PENSADOR de Rodin. Só diante da do "BEIJO" já estive 3 vezes, e dessas 3 não sei quanto tempo perdi a olhar para ela , nem de quantos ângulos a vi lol

Saudações alienígenas