sexta-feira, 4 de maio de 2007

"Será arte tudo o que eu disser que é arte" - (Marcel Duchamp)


Marcel Duchamp, La Fontaine (1917)
Uma Fonte? Uma peça alusiva às formas da mulher? Ou um simples urinol invertido?

Marcel Duchamp (1887-1968), escritor e pintor Francês, marcou pela introdução da ideia do ready made como objecto de arte. É um representante do movimento dada (dadaísmo) que se caracteriza pela oposição a qualquer tipo de equilíbrio, pelo ceticismo absoluto e improvisação.
Dada em francês significa cavalo de brinquedo. A falta de sentido no significado reforça a essência deste movimento.
Qualquer obra dada parece não ter qualquer sentido... O Dadaímo foi uma forma de protesto contra a primeira guerra mundial.
Nada melhor do que uma obra de arte aparentemente sem sentido para protestar contra um conflito também sem sentido. A finalidade destas obras era portanto, escandalizar e chocar.

Afinal, arte pode ser tudo o que seja considerado como tal…
Marcel Duchamp disse e disse muito bem: "Será arte tudo o que eu disser que é arte"...
A melhor forma de arte é aquela que esconde um verdadeiro objectivo, talvez as obras mais absurdas são as que têm maior significado...

Marcel Duchamp, L.H.O.O.Q. (1919)

...Mona Lisa com um bigode bem giro...

22 comentários:

Caracolinha disse...

Olá Bia ... :)

Antes de mais queria agradecer-te muito a visita simpática ... também concordo ... a foto da tipa dos caracóis é genial e como já deves ter notado o meu blog é definitivamente "encaracolado" ... :)

Mas isto é como tudo, eu tenho o cabelo encaracolado e gosto de o ter liso ... ando sempre a esticá-lo e conheço muitas tipas de cabelo liso que andam sempre a elogiar os meus caracóis ... bem diz a psicanálise ... é a constante insatisfação ue nos faz mover ... ;)

Olha querida, e por falar em criatividade ... este teu post ilustrado com esta foto absolutamente divinal ilustra bem que a arte não conhece limites nem fronteiras ... assim haja imaginação e vontade de criar ... :)

Gostei do teu espacinho ... parabéns por ele ... já sabes, a porta da casca está sempre aberta ... :)

Beijoca encaracolada e mais uma vez obrigada pela visita !!!

Ui ... tens estas letras para nós copiarmos ... aqui está um desafio para mim que sou uma dispassarada !!!! :D:D:D:D

Luna disse...

Realmente "arte" pode ser quase tudo... a mim parece-me mais o orinol invertido! hihihi mas gostei de saber a origem do "dadaísmo" e apesar do pouco sentido das coisas... o objectivo porque surgiu faz todo o sentido!
Beijinhos e bom fds

CARLA SU disse...

QUE GIRO ESTA GIOCONDA DE BIGODE A NOSSA TIA GIO É MUITO MAIS MODERNA
ACHO QUE TEMOS DE LHE DAR UMAS DICAS DE BELEZA
BEIJOCAS BOM FIM DE SEMANA E ATÉ SEGUNDA
P.S.A MINHA BIA ESTA DOENTE.

Zeca Paleca disse...

Esta Mona Lisa parece mesmo o D´ARTAGNAN!!!!!

Aquilo parece (será?) um local onde a micturição é satisfeita, porque parece que até se pode levar debaixo do braço.


eheheheheheheheh

ximiusa disse...

opa de arte n percebo nada. :(
ximi inculta!
realment s nao fosse ter k emagrecer axo k nao teria nada pra dizer ao resto do mundo!

Caracolinha disse...

Oh querida, que ternura ... :)

A tirares as letras da cópia ... eh pá que coisa mais fofa ... olha muito obrigada em nome da minha usual cabeça no ar ... :)

Quanto à visita não tens nada que agradecer, foi feita com vontade e (neste caso) esta foi a segunda de muitas que tenciono fazer-te ... :)

Obrigada por me linkares ... voulinkar-te também lá na casquinha ... assim sempre ficas mais perto da irmandade do caracol ... !!!!

Beijoca encaracolada !!!!

Anónimo disse...

Olá linda,
Pois arte nem sempre é arte, mas para aqueles que consideram será sempre arte. A mim parece-me um orinol hihi e esta gioconda de bigode ... demais hihi
Grande Beijo, bom fim-de-semana **

.....e Capricórnia sou eu!!! disse...

Bia,

nao podia deixar de concordar mais contigo quando dizes "talvez as obras mais absurdas sao as que têm maior significado"!

melhor.....era impossivel!

Besso grande miuda gira!

;)

Bom fim de semana!

starxandra disse...

hello! Passei para te agradecer o comentário no meu blog...o meu expressa somente fases, estados, enfim...sou eu!!!!
Um óptimo fim de semana para ti!

Lisa disse...

Concordo, a arte não tem limites nem fronteiras... e pra mim o verdadeiro artistas é o que exprime os seus sentimentos naquilo que faz, seja pintura, escultura, escrita, seja o que for... que faça com alma.
Um excelente fds, bjo

Papoila disse...

Olá Bia:
Vim retribuir-te a visita.
A arte é a expressão do sentir.
Quanto à Gioconda de bigode é a evidência que o seu sorriso enigmático esconde... ela é o próprio Leonardo no feminino.
Beijo

Bia disse...

Para mim a arte, é quando eu olho e consigo ver algo para além do evidente, quando me dá prazer ficar a contemplar a obra, independentemente do autor da mesma ser ou não um pessoa conhecida no mundo...
A arte está no que eu olho e amo.
Um beijinho bia e um bom fim de semana

Mel disse...

para mi é mesmo um urinol mal pousado!
beijinhos!!

Mel disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sonhadora disse...

Os ventos e as marés não dormem esta noite.
Beijinhos embrulhados em abraços para todas as mães do mundo.

david santos disse...

A arte é isso mesmo: ilimitada.
Parabéns e bom dia da mãe

Olga disse...

Há que ter novas ideias.Há gostos para tudo.
Prefiro a Mona Lisa original.;)
Bjs

_+*Ælitis*+_ disse...

Arte aqui em Paris esta em todos os lados! as vezes sinto realmente que tenho o privilegio de morar numa cidade museu que te encantaria seguramente :) beijo!

Vera Carvalho disse...

A arte está naquilo que valorizamos. Um abraço Bia e os votos de uma boa semana.

SODALITA disse...

Já vi que gostas muito de pintura :)

realmente á coisas que são ARTE! que me fazem alguma confusão, como esse objecto que aí colocas! mas acho piada... é como a MODA!

jinhos

Mocho Falante disse...

Este blog definitivamente convida-nos a ficar e aprender mais...não resisto em ler os posts anteriores que entretanto publicaste e assim vou assimilando sempre um pouco mais de informação muito interessante

PARABÉNS

Alien David Sousa disse...

É tudo muito relativo.
Eu costumo dizer que a arte está nos olhos de quem a vê. Mas, nos dias de hoje com as "instalações" o conceito de arte é muito relativo.
O que para mim não passa de uma porcaria que mexe e pisca umas luzes, para outros é uma "instalação" magnífica, uma verdadeira obra de arte.

Podemos ir mais longe. Actualmente temos uma senhora considerada por alguns - não por mim - uma artista plástica, que usa o corpo como tela. E o que faz a dita senhora? Operações plásticas. Faz implantes de cornos na sua testa e grava todo o processo, apresentando-o mais tarde como uma peça de arte. Tanto a gravação da operação, como as fotos dos seus cornos.
E eu pergunto. Isto é arte?
A senhora deixa passar um tempo e coloca em pratica outra ideia, volta a filmar e a fotografar...e vai expondo o seu "trabalho" à volta do mundo. Claro que o elemento choque tornou esta criatura famosa. Mas isto é arte? Ou loucura?

Para uns é arte. Para mim é Loucura.

Para mim é arte, aquilo que eu sinto que é arte. Rodin. É arte!, senti, vi ao vivo aquela beleza e o detalhe daquelas esculturas.

Ninguém me diz o que é arte. This simple. Eu sinto.

Agora que um passado, uma cultura geral ajuda, isso ajuda para ter mais ferramentas para ajudar a separar o lixo.

Saudações alienígenas