segunda-feira, 7 de maio de 2007

Parecemos galinhas depenadas...

Já falei aqui do programa de incentivo ao arrendamento, mas vou falar novamente.
Passo a comentar o que foi publicado hoje no DN:




"O candidato terá de procurar uma casa cujo custo mensal seja inferior à renda máxima do respectivo distrito, cujo valor será fixado pelo Governo por portaria. O objectivo é evitar a tendência especulativa detectada no actual IAJ, em que muitos senhorios cobram rendas superiores porque sabem que os jovens apenas suportam uma parte do custo"
- O objectivo é de certeza deixar de haver arrendamento... Acabar por completo com os únicos incentivos que temos... Se quisessem por alguma ordem na tendência especulativa era simples, bastava afixarem valores máximo de acordo com tipologias e localizações, impedindo os Senhorios de cometerem os excessos que cometem. De se aproveitarem basicamente dos estudantes, dos emigrantes ou dos jovens que não pretendem dar o passo da compra de casa.

"O novo Porta 65 reduz esta taxa de financiamento para um intervalo entre 30% e 50%...Isto no primeiro ano, já que nos seguintes o apoio em percentagem da renda diminui, de forma gradual, para um intervalo entre 15 e 30%, no segundo ano, e de 7,5 e 20%, no terceiro ano"
- Realmente, estas ideias são fantásticas é redução do período de apoio que passa de 5 para 3 anos, redução de percentagem que cai do máximo de 75% para 50% e como se não bastasse ainda reduzem de ano para ano 50% à percentagem atribuída inicialmente... Não querem baixar mais nadinha? E o IVA??? NÃO baixam??? isso é que deviam baixar!!! AH! Isso não pode ser não é?? O iva é sempre a aumentar... então está bem, temos que nos aguentar nao é? Eu proponho que façam muitas pontes... porque de certeza que vai haver muita gente a procurar abrigo nelas se isto continua assim!!!!!



Sinceramente isto torna-se impossível! Os nossos vizinhos Espanhóis pagam menos 5% em tudo... sim porque o IVA é 16%, a alimentação é consideravelmente mais barata...
Vocês acham que o Lidl e o PLUS são baratos?? Pois fiquem a saber que na Alemanha tanto um como outro têm preços mais baixos do que aqui em Portugal. Isto estava tudo bem se na Alemanha os ordenados mais baixos nao rondassem os 1.000,00€ ou mais...é verdade, disse os MAIS BAIXOS!!! Aqui o mais baixo é 403,00€, correspondente ao salário mínimo estipulado por lei!

Resumindo, qualquer dia estamos todos debaixo da ponte a fazer 1 churrasco de ratazanas...


TOU FURIOSA!!!






23 comentários:

Alexandra disse...

è qualquer coisa assim.....tou contigo

vim matar saudades e deixar-te uma grande beijoca

Cazento disse...

Olá, Bia!

Já dei a volta a todo o seu blog. Li e vi tudo e gostei muito. Está muito interessante e muito pessoal também. Parabéns.

Quanto ao tema deste posts, há um pormenor que eu nem sequer imaginava: o facto de na Alemanha os bens alimentares no Lidl ou no Plus serem mais baratos do que aqui, sendo os ordenados lá bem maiores. Fiquei estupefacto. Não há dúvida que a nossa democracia ainda tem um longo caminho a percorrer.



Beijinhos e continue a escrever,

João

.....e Capricórnia sou eu!!! disse...

Bia,

nem imaginas o quanto eu estou de acordo contigo!!

Bem ..... em ultimo recurso....e se formos mesmo para debaixo da ponte .... eu levo as bejecas!!!!

;)

Boa semana linda!

Luna disse...

Realmente em Portugal vive-se mto mto mal... é uma pena! às vezes pergunto-me tb com tanto país europeu, tinha-nos q calhar este na rifa...
Beijinhos e força!

Caracolinha disse...

Olha querida ... eu nem quero pensar nisso ... eu cada vez que lá chego e ponho gasolina até me vêm as lágrimas aos olhos ... os preços das casas ... olha querida ... eu acho-os um povo fantástico ... a todos os níveis ... são optimistas, para a frente e não vivem das perdas do passado mas sim das conquistas do futuro ... !!!!

Se este país fosse deles já tinha levado uma volta e viviamos só do turismo ... eles sabem vender o que têm e são um povo alegre ... talvez porque tenham razões para isso !!!!

Beijoca encaracolada minha querida !!!!

Goblin disse...

tas furiosa e eu tou solidária! bolas! não que queira alugar casa, mas chego à conclusão que o país está cada vez pior! tenho filhos e temo pelo que eles ainda vão ter que enfrentar! bela trampa de legislações e fins que nos arranjam!
beijos furiosos 'miga!

Anónimo disse...

É verdade ...
O nosso país é uma miséria, até dá vergonha!!!!
Grande Beijo tb furioso :/

Bia disse...

é Bia! fizeste-me rir com a foto, no fundo aliviaste o tema que é pesado e triste... mas é o País que temos infelizmente.
Um beijo

Lisa disse...

Temos que encontrar algo positivo em tudo que é mau....Já pensaram que há países em que o salario minimo são 50€? e que há países que não existe, nem 20% de ajuda ao arrendamento... Não querendo ser contraditória... mas a nossa atitude pessimista... só nos prejudica... Ta mal... pois tá... mas de que nos serve queixar... Temos é que tentar ser felizes... com as coisas boas que ainda temos... beijinhos

Belzebu disse...

Bota fúria nisso! Começo a pensar que eles fazem constantes apelos à emigração! Depois da vaga de emigração dos anos 60, a vaga actual é a maior de que há memória! A ida de trabalhadores especializados ou não, para Espanha é enorme e não é só provocada pela falta de trabalho em Portugal, mas também pela forma como o Estado trata os portugueses, sem respeito...enfim sem um pingo de vergonha!

Saudações infernais!

CARLA SU disse...

É BEM VERDADE ISTO CADA VEZ ESTA PIOR O MAL É QUE O PESSOAL PARECE QUE GOSTA DISTO ASSIM NINGUEM FAZ NADA PARA O MUDAR!!!!!!!!!
EU JÁ A MUITO TEMPO QUE SOU UM POUCO ANARCA, POLITICA NEM VER,HIHIHI
BEIJOCAS DA BIA E MEUS MIMINHOS

Olga disse...

Ainda bem que temos pontes grandes...não sei é se aguentam muito tempo em pé!!!É melhor comprar uma tenda de campismo.Lol
bjs.

Jorge P. Guedes disse...

Furiosa e carregadinha de razão para tal!

Querem fazer de nós um país de emigrantes. Decididamente!


Um abraço de quem tem andado ausente porque lhe perdera o norte.
agora, vou linkar o Mehitabel para não me perder.
Jorge G. d'O Sino da Aldeia

SODALITA disse...

è mesmo de ficar de cabelos em pé Bia! fosgasse... filhos da piiiii!!

Eu vejo isso todos os dias em casa, fazer contas á vida! pagar contas e mais contas!e ainda vivo com os meus pais. ando a fazer casa...e está tudo pela hora da morte!

acho que os nossos filhos... não aguentarão ficar num país assim!

beijos ( pus hoje a p. nos CTT)

Kalinka disse...

Pois...é isso!!!
Sem comentários.

Numa semana em que por razões muito tristes tanto se ouve falar do Algarve, na televisão e nas rádios...apeteceu-me recordar as minhas mini-férias de sossego e muita Paz, no passado mês de Março, no Algarve.
A »Natureza» foi minha companheira constante, juntamente com a sua Beleza admirável.
Estive em lugares magníficos e, utilizei pela 1ª vez a forma de pagamento de ChequeHotel.
Aproveitei para fazer uns passeios por perto e, podem apreciar fabulosas imagens da Praia de D.Ana.

Beijos e abraços.

SAM disse...

Que esperavas tu de um país que ainda suspira por Salazar que era só Sal e Azar? Um país que ainda chora um imperio que fazia dele grande apenas aos olhos da Igreja e dos abastados proprietários? UQeu esperavas tu de um povo de cobardes ( cobardes não, pior INVERTEBRADOS ) que esperavamos nós de um povo que suspira pelos tempos da fome, da iliterácia, da servidão? E havia tanto pra dizer sobre esses assunto!
LOL

Desculpa so ter vindo agora...mas vim pra ficar!
LOL

beijo grande amiga!

ps: Já es " PRATA DA CASA "

Caracolinha disse...

Minha muito querida ... queria agradecer-te pela assiduidade e pela simpatia ... as duas características em ti conjugam-se na perfeição para este ser já um dos meus espaços de eleição ... !!!!

Obrigada pela resposta ao apelo encaracoladamente musical ... ;)

Beijoquinha encaracolada !!!!

Gio disse...

ai que gira que ficaste na foto maninha... não tenho passado por cá mas tu sabes bem porquê não é? Mas hoje já não podia de saudades, ehehehe

Mel disse...

mau mau...isso também me afecta e muito...

Verita disse...

Realmente lamentavel essa cena do churrasco as ratazanas Bia... HIHIHI, brincadeira querida!

Olha é certo que temos imensas dificuldades e se nos compararmos com os outros paises então o mais certo é ficar com colapso nervoso... as diferenças sociais neste pais a beira mar plantado são cada vez mais evidentes e notórios a olho nú... contudo não me via a morar noutro pais querida... Esperemos que a situação melhore... mas como??!!

Ai Ai Ai

Jokas Aflitas ;)

Cristina disse...

Olá,
Obrigada pela tua visita ao meu cantinho
:)
Voltarei de certeza
beijinhu

SAM disse...

Passei so pra te deixar um beijo!

Alien David Sousa disse...

Quando tiraste esta foto não estavas nos teus melhores dias! ;)

Mas não está tudo muito mais SIMPLEX agora?? Eu pensava que sim!:O

Saudações alienígenas
p.s é por essas e por outras que a minha melhor amiga se mudou para Espanha